Saiba mais sobre a Água sanitária e seus perigos

A lixívia, água sanitária  ou barrela é um solução usada para limpeza e desinfecção de superfícies, cujo produto ativo, o hipoclorito de sódio, é um sal obtido da neutralização entre o ácido hipocloroso e o hidróxido de sódio, e tem a fórmula química NaClO. É muito utilizada como agente clareador (alvejante) e possui excelente ação bactericida. Dissolve substâncias orgânicas mortas. Também é reativa com componentes à base de amoníaco. É utilizada geralmente como uma mistura de hipoclorito de sódio e água na proporção de 2% a 2,5% de hipoclorito de sódio, sendo considerada uma solução aquosa.



Água sanitária, lixivia, alvejante, não importa como é chamada mas é uma substância muito perigosa, mesmo depois da limpeza ela ainda continua liberando gases(não é cheiro e nem perfume, é gases) e esses gases são altamente prejudiciais principalmente para as crianças que ficam inalando continuamente.

Veja algumas informações e dicas:

Jamais misture água sanitária com outros produtos: a água sanitária deve ser usada sozinha ou diluída em água pura. Quando se mistura água sanitária e outros produtos ela libera gases que são prejudiciais a saúde e podem até levar a morte. Substâncias que podem ser muito perigosas ao serem misturadas a água sanitária: amônia, vinagre, bicarbonato de sódio,

Danos ao organismo:  quando inalada causa danos aos pulmões e órgãos. Após a inalação acidental da fumaça, alguns indivíduos relataram sentir ardor no nariz e nos olhos, tosse e tontura, sintomas que indicam as propriedades corrosivas da substância. Pode danificar a pele e os olhos causando  irritação e queimação. Se atingir os olhos pode causar irritação e dor além de danos permanentes nos tecidos e visão se não for completamente lavado.

Animais de estimação: pode ser muito prejudicial para gatos, cães e outros animais de estimação . Enquanto eles geralmente não ingerem a substância intencionalmente devido ao cheiro forte, a limpeza com alvejante pode expor inadvertidamente seus animais.

Você pode substituir a água sanitária: Existem produtos tão eficientes quanto a água sanitária para limpeza e desinfecção: por exemplo, o álcool , bicarbonato de sódio e o vinagre branco , que são não tóxicos podem ser  utilizados para desinfecção de alimentos, limpeza de superfícies  e limpar vidros. Porém se gostamos de usar este produto nada impede de continuar o uso desde que tomemos os cuidados necessários para garantir a segurança dos nossos pequenos e dos animaizinhos.

Eu recomendo para leitura:
Limpar a casa com água sanitária pode deixar crianças doentes...
Jovem morre após mãe limpar ar-condicionado com água sanitária
Saiba mais sobre a Água sanitária e seus perigos Saiba mais sobre a Água sanitária e seus perigos Reviewed by Vanessa Freitas on segunda-feira, abril 02, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

A vida é um eco!
Se você não está gostando do que está recebendo, observe o que está emitindo...

Obrigada pela visita deixe seu link para que eu possa retribuir!
Comentários sempre são bem vindos!
Se gostou do post, por favor, clique e compartilhe.

Tecnologia do Blogger.