25 de mai de 2017

# Abacate # blog Vanessa Freitas

Conheça os benefícios do abacate

Foto: Pixabay
O abacate é o fruto comestível do abacateiro (Persea americana), uma árvore da família da Lauraceae nativa do México ou da América do Sul, hoje extensamente cultivada em regiões tropicais e subtropicais, inclusive nas Ilhas Canárias, na Ilha da Madeira e na Sicília.

Composição: Tem mais de 30% de gorduras (extraída comercialmente da semente, como do mesocarpo do fruto e de aplicação cosmética ), é rico em açúcares e vitaminas e possui um dos mais elevados teores de proteínas e vitamina A entre as frutas. Possui, ainda, quantidades úteis de ferro, magnésio e vitaminas C, E e B6  , além da vitamina A.

Colheita: De janeiro a dezembro, com ênfase em abril e maio. É realizada normalmente utilizando escadas e tesouras apropriadas, ou “apanhadores de saco” que são utilizados para colher os frutos nas partes mais altas da árvore. Os frutos não devem ser colhidos sem pedúnculo, os quais devem ser aparados, deixando-se 6 a 10mm de seu comprimento para facilitar o acondicionamento na embalagem.
Foto: Pixabay
Uso medicinal: Além do seu valor nutritivo a Persea americana é amplamente utilizada na Medicina Ayurvédica para o tratamento de várias doenças, tais como hipertensão, dor de estômago, bronquite, diarreia, e diabetes. Pesquisas tem evidenciado que seu extrato aquoso tem atividade analgésica e anti-inflamatória comparável ao ácido acetilsalicílico.

Colesterol: Na década de 60 alguns estudos realizados por Grant demonstraram que o consumo do abacate ocasionou uma diminuição do colesterol de 8,7 a 42,8%. Mais tarde, no ano de 1992, uma pesquisa no Hospital Geral de Morélia observou uma diminuição significativa tanto no nível de colesterol quanto no nível plasmático de triglicérides. A diminuição do triglicérides foi inesperada visto que o abacate caracteriza-se como uma das frutas mais ricas em triglicérides.Por ser rico em gordura, o consumo de abacate deve ser moderado, sendo que a porção recomendada é aproximadamente meia unidade ao dia.

Seu consumo pode estar presente em uma dieta para perda de peso, uma vez que a gordura presente no abacate, o ácido oléico estaria relacionada com o aumento de saciedade do indivíduo. Um mecanismo proposto seria de que a ingestão de gordura estimularia a produção de oleoiletanolamida (OEA) pelas células do intestino, que quando liberadas estimulariam o nervo vago a diminuir a ingestão de alimentos.

Portanto, o abacate é uma fruta rica em nutrientes e em benefícios a saúde que pode ser consumida regularmente, apesar do mito de que alimentos ricos em gorduras devam ser evitados.

Como armazenar:

Inteiro: Coloque o abacate em uma sacola de papel escura (como sacos de pão). Você pode pular esta parte, mas deixá-los em um saco de pão irá acelerar seu processo de amadurecimento.Não coloque um abacate verde na geladeira. Refrigerar o abacate irá retardar drasticamente seu processo de amadurecimento, e ele poderá não amadurecer por completo.
Metade: Cubra as duas metades com suco de limão. Espalhe suco de limão pela parte de dentro do abacate.Cortar um abacate faz com que um processo de oxidação seja iniciado, escurecendo a fruta.
Congelando a polpa: Faça um purê com a fruta. Coloque a poupa em um processador ou mixer e triture até adquirir um purê macio e liso.O abacate deve ser reduzido a purê para congelar melhor. O abacate em pedaços pode perder qualidade, sabor e aparência quando congelado.Adicione ½ ou 1 colher de sopa de suco de limão ou lima, o ácido irá retardar o processo de oxidação e conservar o abacate que irá durar de três a seis meses no freezer.

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http://pt.wikihow.com/
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