6 de jan de 2017

# blog de mães # blog Vanessa Freitas

5 Dicas para economizar na compra do material escolar

Então acabaram as festas de fim de ano e com elas o restinho de férias também, agora e janeiro foi a vez das matriculas escolares e de receber a tão temida lista de materiais. Por aqui agora são duas listas, sim meu Tutu vai estudar também.

Uma coisa que percebemos é que de um ano para o outro as listas crescem assustadoramente com itens que sinceramente não dá para acreditar que uma criancinha vai usar tudo.

Eu tenho lido bastante sites de defesa do consumidor e aprendi algumas dicas para economizar na compra do material escolar. Quer economizar? Vem comigo!
1 - Verifique o que pode ser reaproveitado: como mochila e lancheira(só precisam ser trocadas se estiverem rasgadas, criança não sabe o que é moda #ficadica), caderno que não foi totalmente usado(recebi um caderno que foi usado somente 10 folhas, pasmem), pasta plastificada(usamos a mesma  a 3 anos e está novinha), estojo (também está novinho), tesoura e régua, etc. Enfim reaproveite tudo aquilo que seu filho possa usar novamente e que não esteja danificado.

2 - Enxugue a lista: algumas escolas exageram nas listas colocando itens desnecessários, veja aqui a lista dos materiais que não podem ser exigidos na lista escolar.Não tenha medo de se recusar a comprar itens desnecessários e de uso coletivo pois o valor deles deve estar incluido na mensalidade.

3 - Não compre em papelarias: fuja das papelarias, principalmente famosinhas, prefira lojas "tipo 1,99" onde os materiais são muito mais baratos e oferecem tanto marcas famosas quanto marcas alternativas com a mesma qualidade, acredite em mim. Ana Luiza já estuda a 3 anos e eu só entrei numa papelaria para encontrar um papel que não achava em lugar nenhum. Atacadistas e armarinhos também costumam ter todos os itens das lista com desconto.

4 - Economize também nas etiquetas escolares: No primeiro ano escolar da Ana Luzia usamos etiquetas personalizadas que ganhamos de uma parceria do meu antigo blog. Nos anos seguintes eu que fiz as etiquetas e economizei bastante.
- Para baixar etiquetas de personagens prontinhas eu indico o Fazendo a Nossa Festa, lá está tudo prontinho basta baixar as imagens e personalizar ou só preencher.
- Para imprimir uso papel adesivo fosco, depois de preencher você pode proteger com fita adesiva ou papel contact.
- Para baixar fontes de personagens indico o site DaFont e 1001 Fonts.

5- O que diz o orgão de defesa do consumidor:
A lei 12.886/2013,proíbe a exigência dos itens de uso coletivo, como materiais de escritório ou de limpeza. Segundo a norma, a exigência é abusiva e os produtos devem ser de responsabilidade das escolas. 
- Algumas escolas incluíam na lista de material escolar itens de uso coletivo dos estudantes ou da instituição (exemplos: copos descartáveis, papel higiênico, sabão em pó, água mineral etc.);
- Essa prática sempre foi considerada abusiva pela jurisprudência e pelos órgãos de defesa do consumidor, sendo bastante combatida;
-Pela Lei n.°12.886/2013 é nula a cláusula contratual que obrigue os alunos a fornecerem ou pagarem valor extra para compra desse material de uso coletivo;
- Os custos com a aquisição dos materiais de uso coletivo devem ser considerados nos cálculos do valor das anuidades ou das semestralidades escolares;
- Os itens de uso individual (exemplos: livros, apostilas, lápis, canetas, borracha etc.) podem continuar sendo exigidos dos pais na lista de material escolar. (Via Procon)
Uma foto publicada por 💛blog Vanessa Freitas💛 (@blogvanessafreitas) em

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A vida é um eco!
Se você não está gostando do que está recebendo, observe o que está emitindo...

Obrigada pela visita deixe seu link para que eu possa retribuir!
Comentários sempre são bem vindos!
Se gostou do post, por favor, clique e compartilhe.

Follow Us @soratemplates