21 de dez de 2016

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Como organizar e guardar a papelada

Enfim chegamos ao final de 2016, eu não sei como funciona na casa de vocês mas no final do ano eu costumo fazer uma limpeza pesada(declutter) separando tudo que deve ser doado ou descartado. Isso inclui a papelada que vamos acumulando ao longo do ano como: comprovantes de pagamento, notas fiscais,documentos escolares,etc

Todos sabemos que comprovantes tem um tempo médio que você deve guardá-los para eventuais consultas. Aqui eu uso pastas, além de baratinhas elas quebram um galho por exemplo: para as contas eu uso uma pasta sanfonada a uns 5 anos, a cada ano reuno as contas que foram pagas e coloco tudo junto tipo "Contas do ano de 2014" e os demais documentos ficam em pastas separadas como "documentos pessoais", "manuais e notas ficais de produtos",etc
Quanto a validade de comprovantes e outros documentos:

  Guardar por poucos dias
  • Recibos e extratos do caixa eletrônico. Assim que que a transação realizada no caixa eletrônica aparecer na conta.
  • Comprovante de depósito bancário, uma vez que os fundos aparecerem na sua conta
Guardar por 1 mês
  • Recibos de coisas que você comprou em um cartão de crédito, a menos que você precise para retornar o produto ou uma garantia pelo mesmo. Pode ser substituído pela nota fiscal do produto ou serviço, mas funciona como uma garantia extra.
  • Extrato do cartão de crédito, a menos que você tenha uma despesa relacionada com impostos paga no cartão de crédito. Você pode também optar por guardar apenas uma cópia online do extrato, seja em uma pasta em seu computador ou no site do banco/instituição financeira onde você tem o cartão de crédito.
Guardar por 1 ano:
  • Seguros em geral (vida, veículos, saúde, residência etc)
Guardar por cinco anos:
  • Os tributos ( IPTU, IPVA, Imposto de Renda e outros);
  • Contas de água, luz, telefone e gás;
  • Recibos de assistência medica;
  • Recibos escolares;
  • Pagamento de cartões de créditos;
  • Recibos de pagamentos a profissionais liberais;
  • Pagamento de condomínios.
Guardar por três anos:
  • Os recibos de pagamentos de aluguel;
  • Recibos de diárias de hotéis;
  • Recibos de pagamento de restaurante.
Guardar pelo período do contrato:
  • Comprovante de pagamento financiamento imobiliário.
Quando a papelada está organizada fica mais fácil encontrar o que se precisa e não corremos o risco de perder algum documento importante. Espero ter ajudado, abraços.



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