Como fazer as unhas crescerem mais rápido? Confira 10 dicas infalíveis

Postado por:
VANESSA FREITAS
Em: quinta-feira, novembro 03, 2016 | 3 Comments
| 0


Toda mulher adora cuidar das unhas para sentir bem com o visual e estar sempre na moda. É por causa delas que os salões de beleza estão lotados todos os dias para garantir que os cuidados essenciais sejam aplicados e que as nossas “garras” fiquem super na moda para complementar os looks do dia a dia.

No entanto, nem todas as mulheres estão satisfeitas com as suas unhas, que podem se apresentar, por algum motivo, quebradiças ou com dificuldades para crescer, deixando a estética feminina lá embaixo. Mas, por que será que isso acontece?
Se você está com esse problema e quer voltar a ter as suas unhas grandes e fortes novamente, continue lendo esse artigo e confira dicas para fazê-las crescerem mais rápido e sem quebrar!

Por que as unhas quebram?

De acordo com dermatologistas, as unhas tendem a crescer cerca de 1 milímetro por dia, o equivalente a 2 ou 3 milímetros por mês. Porém, por algum motivo aparentemente desconhecido para nós, elas quebram na metade do caminho, o que é uma triste realidade para qualquer mulher. Ainda, em alguns casos, elas nem chegam a atingir a marca de crescimento normal, um problema ainda mais preocupante.

Acredita-se que, da mesma forma que os cabelos, por serem formadas por uma proteína chamada queratina, elas tendem a cair como um sinal da deficiência da proteína no organismo. É por isso que é comum observar a quebra das unhas juntamente com a queda dos fios capilares.

Além disso, outros hábitos rotineiros também podem estar diretamente ligados aos casos de unhas fracas e curtinhas, como:
  • ·         Roer as unhas com frequência;
  • ·         Ter uma alimentação pobre em vitaminas e minerais (principalmente, sem proteínas);
  • ·         Falta de higiene;
  • ·         Infecções por fungos;
  • ·         Utilizar detergentes, sabões, desinfetantes e outros produtos de limpeza sem luvas;
  • ·         Aplicar esmaltes com frequência, sem deixá-las “respirar”;
  • ·         Forçá-las para abrir garrafas ou latinhas de aço (cervejas ou refrigerantes);
  • ·         Pouco fluxo de sangue na ponta dos dedos;
  • ·         Ressecamento excessivo pela falta do uso de hidratantes;
  • ·         Beber pouca água durante o dia.

Confira 10 dicas infalíveis para ter unhas grandes e fortes

Agora que você já sabe porque as suas unhas podem estar crescendo pouco ou estão quebradiças, basta evitar os hábitos cotidianos que citamos acima e seguir as dicas que nós vamos mostrar a seguir para tê-las de volta em poucos dias. Quer ver?

1 – Alimente-se bem

Como você leu anteriormente, uma dieta pobre em nutrientes pode trazer a quebra e falta de crescimento das suas unhas. Portanto, aposte em alimentos ricos em vitaminas e minerais para mantê-las sempre fortes e saudáveis.
Dentre eles estão as vitamina A, do complexo B, C e D, cálcio, zinco, biotina e proteínas (principalmente), que podem ser encontrados em: peixes, ovos, frangos, leite e derivados, frutos do mar, nozes, cereais, soja, amendoim, mamão, gelatinas, avelã, beterraba, cenoura, couve-flor, amêndoas, entre outros.

2 – Use luvas para limpar a casa

O uso de detergentes, desinfetantes e outros produtos de limpeza podem quebrar as suas unhas e afetar o seu crescimento. Por isso, na hora de limpar a casa, use sempre uma luva de borracha para protegê-las dos danos desses produtos.

3 – Evite exposição excessiva a removedores de esmaltes

A maioria das mulheres utiliza removedores de esmaltes à base de acetona ou acetato de etila, que são substâncias altamente prejudiciais ao crescimento das unhas. Isso porque elas podem causar o ressecamento da cútis e das unhas, deixando-as mais frágeis e suscetíveis à quebra.
Por isso, a dica é procurar por removedores de esmalte que contenham uma menor quantidade dessas substâncias em sua composição ou, se não houver jeito, que as mantenha por um período moderado na pele dos dedos ou unhas.

4 – Não abuse dos esmaltes

Muitas mulheres costumam pintar as unhas com muita frequência, sem deixar que elas “respirem” por pelo menos um dia. No entanto, o que elas não sabem é que esses produtos possuem em suas fórmulas substâncias que podem deixá-las enfraquecidas, ressecadas e até mesmo amareladas.
Por isso, a dica é aplicar esmaltes nas unhas apenas uma vez por semana e, antes de fazer uma nova pintura, deixar que elas descansem pelo menos por 48 horas.

5 – Use sempre hidratantes

Existem no mercado alguns produtos hidratantes que podem ajudar no fortalecimento e recuperação das suas unhas, facilitando o seu crescimento. Neste caso, a dica é ter sempre um por perto para aplicar nas unhas pelo menos uma vez na semana.

6 – Beba bastante água

Manter o corpo sempre hidratado também é ideal para ter unhas saudáveis e que cresçam fortes e bonitas. Por isso, beba pelo menos 2 litros de água por dia. Se for o caso, complemente com sucos e chás para obter os mesmos efeitos.

7 – Movimente os seus dedos

Como você leu anteriormente, a falta de fluxo sanguíneo nas pontas dos dedos pode atrapalhar o crescimento das unhas. Por isso, aposte em atividades que movimentem bem os dedos, como digitar no teclado do computador, tocar piano, folhear páginas de arquivos, entre outras, para garantir que elas fiquem mais fortes e cresçam melhor.

8 – Lixe as unhas sempre na mesma direção

É muito importante que a sua manicure ou você (no caso de quem faz as próprias unhas) lixe as unhas sempre na mesma direção. Isso evitará que as pontas fiquem debilitadas e quebrem com facilidade.

9 – Evite retirar as cutículas

As cutículas servem como proteção das unhas contra infecções e diversos outros males. Portanto, quando você as retira, elas ficam cada vez mais duras e grossas, ao mesmo tempo em que suas unhas ficam doentes e enfraquecidas.

10 – Aposte em receitas caseiras

Existem inúmeras receitas caseiras na internet que ajudam as unhas crescerem mais rápido. Você imergi-las na pasta de alho, óleos essenciais (como o de amêndoas e o de gerânio), suco de pepino, cebola ou no azeite de oliva, que ajudarão para que elas fiquem mais fortes e saudáveis, favorecendo o seu crescimento.

Guest Post escrito por Raiane Gonoli

3 comentários :

  1. As minhas são fracas desde que me entendo por gente, nunca consigo deixar elas grandes por muito tempo, e o pior quebram sozinhas ...
    Mas aí descobri algo que me fez perceber tudo que tu falou, a falta de algumas vitaminas entre outros ... agora estou conseguindo manter elas mais tempo compridas, foi só repor o que estava me faltando ... Ótimo post Vanessa!

    Bjos
    Minda ❤ 😍

    ResponderExcluir
  2. oi!
    Amei suas dicas :D
    Minhas unhas não crescem muito, e quando cresce acaba quebrando....
    Vou testar todas as dicas ;) são maravilhosas.
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Olá tudo bom com você
    Desejo uma boa noite
    Parabéns pelo seu post
    Ótima dica além das informações prestada ajudar bastante a esclarecer sobre o assunto belo post até mas..

    ResponderExcluir

A vida é um eco!
Se você não está gostando do que está recebendo, observe o que está emitindo...

Obrigada pela visita deixe seu link para que eu possa retribuir!
Comentários sempre são bem vindos!
Se gostou do post, por favor, clique e compartilhe.

 

Layout: Minima blogger | Personalizado por: ✿ blog Vanessa Freitas
Copyright © 2014/2017 - É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.