15 de jul de 2016

# Arthur e Ana Luiza # blog maternidade

Mordida Aberta, retirando a chupeta do Arthur

Mordida Aberta, retirando a chupeta do Arthur
Imagem: Google

O que é mordida aberta? Quais as causas?  

A mordida aberta é a deficiência de contato entre dentes superiores e inferiores, ou seja, os dentes superiores não se encontram com os inferiores. Pode ser na região anterior ou posterior. Pode estar presente na dentição de leite, mista (dentes de leite mais permanentes) ou na dentição permanente.

 As causas são várias, tais como a presença de hábitos como chupeta, mamadeira, sucção de dedo, sucção de objetos estranhos (fraldas, cobertores), roer unhas, pode ser hereditária, devido à respiração bucal, tamanho da língua, presença de síndromes, problemas neurológicos, etc.

Como é feito o tratamento? 

Geralmente é feito com tratamento ortodôntico e tratamento fonoaudiológico. O tratamento ortodôntico é necessário para que aconteça o alinhamento dos dentes e o tratamento fonoaudiológico para que a criança ( ou o adulto) aprendam a posicionar corretamente a língua durante a fala e deglutição.

 Quando criança, deverão ser usados aparelhos removíveis comuns ou ortopédicos. Nos adultos o uso deverá ser de aparelhos fixos. No caso da mordida aberta ser provocada por hábitos (chupeta, mamadeira, sucção digital), o hábito deverá ser removido para que se feche a mordida. No caso de crianças até 4 anos mais ou menos, quando a mordida aberta é provocada pelo uso de chupeta/mamadeira, ao se remover o hábito geralmente a mordida se fecha sozinha, mas geralmente tende a se cruzar na região posterior. Amamentação materna prolongada também provoca mordida aberta, o mesmo acontecendo com o uso prolongado de chupeta ortodôntica.

Leia também: Nossa história com a chupeta

Opiniões diversas sobre chupeta 

Eu já falei aqui  sobre o uso da chupeta. Eu retirei a chupeta da Ana Luiza com 2 e meio porque percebi que ela já estava com a mordida aberta e agora os dentes voltaram ao normal sozinhos, mas ainda não está descartado o uso do aparelho por causa de outros problemas não relacionados a chupeta.

Quanto ao Arthur eu já comecei a retirar porque a mordida aberta já começou  aparecer e ele está viciado, ou seja não existe mais nenhuma necessidade de oferecer chupeta a ele já que ele pede só para dormir e depois que dorme acaba cuspindo ela e dorme a noite toda sem.

Eu sei, muita gente acha desnecessário o uso da chupeta mas no meu caso ajudou muito, acalmava muito os dois e eu acho que cada um sabe da sua realidade, o que cabe na sua perfeição pode não caber na minha ou na de outras mães. O que eu penso é que nós mães devemos nos sentir seguras sobre tudo que fazemos para nossos filhos sem medo de criticas ou julgamentos. Eu não me arrependo de ter dado chupeta e acho que cada mãe sabe o que é melhor para seus filhos.

Como retirar a chupeta(meu método)

Como contei no outro post, eu segui o método da Supernanny para retirar a chupeta da Ana Luiza e deu super certo, porém com Arthur eu estou usando e está doendo mais em mim do que nele já que o bebê está crescendo. Como funciona:
  • Esteja segura e firme 
  • Eu nunca digo a palavra e não deixo que ninguém fale, porque lembrá-lo se ele não precisa mais, concorda? Além disso ficar falando só atrapalha o processo(aqui o nome é babá, da Ana Luiza era bibi)
  • Jogue todas as chupetas fora, não vai ser legal ele estar brincando e encontrar uma bendita perdida por ai.
  • Sempre que ele pedir seja clara e novamente firme
  • Ofereça outra coisa que o ajude a dormir, um bichinho de pelúcia ou uma naninha por exemplo para que ele associe o objeto a hora de dormir como fazia com a chupeta
Durante uns 3 dias Arthur pediu na hora de dormir, a tarde e a noite e eu sempre dizia que o baba acabou, ele fazia carinha de choro mas não descia uma lágrima(puro vicio mesmo). Eu já tinha dado a ele um cachorrinho de pelúcia que ele chama de nenê, todos os dias na hora de dormir falo pra ele pegar o nenê, ele abraça, vira para o lado e dorme. O processo é dificil nos primeiros dias, mas depois você vai analisar e ver que foi até fácil e será melhor para ele.

E por ai como foi a experiência com a chupeta, em contem nos comentários se vocês usaram uma forma diferente para retirar.

;
Uma foto publicada por Ig do blog Vanessa Freitas (@blogvanessafreitas) em
Referências: Mordida Aberta



24 comentários:

  1. Minha filha tem 4 anos e ainda usa chupeta. Anda cada vez mais difícil tirar, mas estamos tentando avançar no processo. As dicas foram ótimas e vamos adotá-las.

    ResponderExcluir
  2. muito interessante,no meu caso lembro que quase não chupei chupeta quando era bebe,mas o pouco que chupei me deixou com a mordida mais aberta,agora adulta tenho que usar aparelho.sucesso pra você,bjus

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu usei chupeta ate os 5 anos de idade e não tive isso ainda bem ne rs
    chupeta parece solução às vezes, mas é sempre bom evitar dar pra criança, as
    dicas para retirar a chupeta são boas. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Excelente o post com informações importantes para as mamães, a chupeta é um vilão para os dentes das crianças, meu sobrinho quando era pequeno chupou a chupeta até os 5 anos, agora ele está com 10 anos e ele vai ter que usar aparelhos pra corrigir, Vanessa parabéns pelo post, bjs.

    ResponderExcluir
  5. Meus filhos não pegaram a chupeta, mas lembro do sofrimento da minha mãe para o meu irmão deixar. Lembro tb de não pronunciarmos o nome da bendita. Perfeitas suas dicas, acho que o ideal é não adiar muito, correto?
    Excelente post!

    ResponderExcluir
  6. qto mais cedo tirar a chupeta melhor.... é dificil assim como tirar as fraldas e outros hábitos mas com paciência e disciplina dá certo bjus

    ResponderExcluir
  7. Que bom que você ficou observando e tirou quando
    achou que era o certo, não conhecia esse tratamento.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca dei chupeta para meus filhos!
    Então nem sei o que é passar por esse problema =)
    bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu disse Ana Paula cada um sabe o que é melhor para seus filhos. Obrigada

      Excluir
  9. Eu não tive problemas com chupeta porque meus filhos não aceitaram ela, não sei se tem a ver com amamentar no peito (foi o que eu ouvi de algumas pessoas), em fim, eu colocava na boca deles e eles cuspiam fora, depois de algumas tentativas eu desisti, então não tive esse problema. Mas acho super útil esse tipo de post, com certeza vai ajudar muitas mamães Vanessa!

    Bjos
    Minda ❤ 😍

    ResponderExcluir
  10. Foi uma batalha tirar a chupeta quando eu era miúdo, teve até carrinho pra tentar me convencer que já era hora desse abandono, sim é verdade, meus pais padeceram para tirar as chupetas de mim

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  11. Muito esclarecedor seu post, meus sobrinhos não foram de chupeta, então não tivemos esse processo de retirar.

    ResponderExcluir
  12. eu nunca usei chupeta! mais minha irma mais nova usou e muito que luta para tira a chupeta
    usamos Deus tudo que possa imaginar rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  13. Muito legal o seu post, Vanessa! Muito bem escrito e bem detalhado. Não tenho filhos, mas pelo que ouço de comentários sobre chupeta parece que é algo bem complicado mesmo... Muito legal ler sobre a sua experiência.

    bjs e tudo de bom,
    Renata

    ResponderExcluir
  14. Vanessa, tirar a chupeta não é fácil mesmo.
    Conversava muito com meus filhos quando chegava a hora, fiz negociações e nenhum deles passou dos 3 anos com ela. Estamos falando de mais de 20 anos atrás!!! kkkkkkkk
    Suas dicas são excelentes!!! Adorei!!! Quem sabe não as usamos com um netinho lindo!!!
    bjks
    #ClickFB
    http://www.sociedadedoesmalte.com.br/2016/07/lancamento-de-indies-baphonicos.html

    ResponderExcluir
  15. Nem eu, nem meu irmão usamos chupeta! ahhahahaa
    Mas imagino que não seja fácil pra criança que se acostuma com ela! Biejos

    ResponderExcluir
  16. Olá tudo bom! Primeiro quero lhe desejar uma boa noite e parabénizar pelo post gostei bastante além de ser bem interessante e informativo sobre um assunto que acho que poucas pessoas conhecia ótima resenha belo post até mas

    ResponderExcluir

A vida é um eco!
Se você não está gostando do que está recebendo, observe o que está emitindo...

Obrigada pela visita deixe seu link para que eu possa retribuir!
Comentários sempre são bem vindos!
Se gostou do post, por favor, clique e compartilhe.

Follow Us @soratemplates