7 de jul de 2016

# Arthur e Ana Luiza # blog de mães

Cárie de Mamadeira, o que é e como evitar

Ana Luiza teve cárie em um dente e quando levamos ao odontopediatra já sabíamos que era  a temida Cárie de Mamadeira. Ela mamava sempre antes de dormir quando era pequena e antes do desmame noturno e consequentemente a cárie não demorou a aparecer.

As duas odontopediatras em que levamos nos deram a mesma opinião, que não deveríamos mexer no dente já que ela não sentia dor e nem tinha febre e que o dente permanente empurraria o dente doente e ele cairia sozinho. Disseram que se retirassem dente doente os dentes ao lado poderiam ficar tortos e assim o aparelho seria necessário no futuro. E assim estamos esperando o dente permanente empurrar o  outro, graças a Deus ela não sente nada.

Mas você já ouviu falar sobre cárie de mamadeira e como ela surge, vamos conhecer um pouco sobre ela:

Cárie de Mamadeira, o que é e como evitar

Também conhecida como cárie de mamadeira, a cárie em bebês constitui um grave problema, que pode destruir os dentes de seu bebê — mas o problema pode ser evitado.

Qual a Causa da doença Cárie na Infância? 

Deixar seu bebê dormir com uma mamadeira pode ser uma causa. Quando seu bebê está dormindo, os líquidos que têm açúcar permanecem em volta dos dentes e podem causar cárie. Até mesmo o leite materno e o de fórmulas contém açúcar. Amamentação prolongada na mãe ou permitir que seu bebê adormeça enquanto se alimenta e mesmo permitir que sua criança fique o tempo todo com a mamadeira, são outras causas.

Quais são os efeitos da Cárie na infância? 

  • Perda de dentes; 
  • Problemas de fala (Nos casos mais graves, os dentes de leite anteriores dos bebês podem ser acometidos pela cárie dentária, podem perder quase toda a coroa dental, e isso poderia prejudicar a fala da criança, uma vez que nessa fase ela está aprendendo essa função, e alguns fonemas são realizados com o auxílio desses dentes); 
  • Dentes permanentes tortos; 
  • Dor muito forte; 
  • Baixa auto-estima; 

Como evitar a cárie na infância: 

  • Habitue-se a colocar seu bebê na cama sem uma mamadeira. 
  • Nunca coloque seu bebê na cama com uma mamadeira contendo na fórmula, leite, suco, água com açúcar ou refrigerante. Se seu bebê precisar tomar uma mamadeira para adormecer, encha-a com água. 
  • Não permita que sua criança fique o tempo todo com a mamadeira. 
  • Limpe a gengiva e os dentes da sua criança depois de qualquer alimentação com um pequeno pano úmido e macio, com um pedaço de gaze, ou com uma escova para bebês. Com crianças mais velhas, use uma escova dental com cerdas macias para escovar seus dentes. 
  • Comece a ensinar sua criança a usar um copo já com nove meses de idade. Troque a mamadeira do seu bebê por um copo de treinamento já na idade de 1 ano. 
  • Pergunte ao seu médico ou dentista para ter certeza que sua criança está recebendo a quantidade diária correta de flúor.
*Fonte

6 comentários:

  1. adorei o post
    é sempre bom aprender mais.
    adorei,bjss

    ResponderExcluir
  2. Amei seu post sobre a carie da mamadeira, minhas filhas não tiveram.
    Espero que meus netos também não tenham, porque deve dar dó de ver eles com dor de dente.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  3. Interessante essas informações. Os meus filhos nunca tiverqm porém já conheci alguns casos de filhos das minhas amigas terem. Essas informações são muito úteis vai ajudar muitas pessoas. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Super informativo seu post, parabéns !!!
    Meus filhos nunca tiveram, mas conheço amiguinho deles que tiveram.
    besitos

    www.blogmeamarro.com

    ResponderExcluir
  5. Não sabia, muito bom saber!
    http://www.rafaminakawa.com

    ResponderExcluir
  6. Menina sofro com isso com a minha filha desde 1 ano. Hj ela está com 5 e não consegui fazer o tratamento necessário ela tem trauma de dentista.
    Tem post novo no blog. Vem conferir...
    Estilo.Quem tem?

    ResponderExcluir

A vida é um eco!
Se você não está gostando do que está recebendo, observe o que está emitindo...

Obrigada pela visita deixe seu link para que eu possa retribuir!
Comentários sempre são bem vindos!
Se gostou do post, por favor, clique e compartilhe.

Follow Us @soratemplates