31 de mar de 2016

# blog de mães # blog dona de casa

5 Dicas para escolher o sofá ideal para a sua sala!


O sofá é uma das paixões da família moderna, especialmente para aqueles que curtem um filme, uma novela ou mesmo um jogo de futebol no domingo em frente à televisão. Espaço de reunião familiar ou entre amigos, é preciso atenção especial na hora de escolher o modelo do seu estofado. E para te ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas para se levar em consideração na hora de escolher o sofá ideal.

1. Conforto
O primeiro item da nossa lista talvez seja o mais essencial, pois se um sofá é confortável a gente pode dar um jeito de fazer com que ele se encaixe na decoração da sala. Seja colocando uma manta de outra cor por cima, uma faixa ou até mesmo mudando a pintura da sala (em certas ocasiões vale a pena). Particularmente, gosto dos sofás com molas, pois parece que se ajustam melhor na hora de se sentar. Há, porém, aqueles que preferem espuma. Isso vai do gosto de cada um, pois esse item é bastante subjetivo. Contudo, é preciso avaliar o tempo em que se passará nele, pois se for por períodos prolongados um material mais macio pode ser a melhor opção;

2. Tecido e textura do material


Hoje em dia os sofás são feitos com inúmeras opções de tecidos, sendo mais comuns o couro sintético (corino, courvin, couro ecológico), veludo, poliuretano, suede entre outros. Na hora de escolher, sugiro que teste e sinta o tecido de cada um com o toque das mãos. Também pesquise a durabilidade e facilidade de limpeza de cada tipo.

Em se tratando de textura, os modelos menos felpudos podem ser uma boa opção por serem mais fáceis de limpar. São bons também para quem possui animais de estimação, como gatos, pois desfiam menos quando os felinos resolvem afiar as garras no tecido. Só cuidado para não pegar um tecido que risca, como alguns tipos de couros sintéticos.

Outra dica é procurar tecidos impermeáveis para evitar manchas caso se derrube líquidos neles;

3. Cor e tom

Em relação a cores e tons, os sofás podem ser lisos ou estampados. Os modelos lisos são ótimos na hora de criar combinações com papéis de parede ou paredes com muitos detalhes, já que possuem uma cor só. Os estampados podem desarmonizar a estética caso as estampas não combinem com os demais itens mencionados. No caso dos lisos ainda é possível usar almofadas e mantas para criar contraste ou combinar tons diferentes (combinações monocromáticas). O mesmo tipo de técnica de decoração pode ser usada adquirindo-se um jogo de sofás de cores em tons diferentes.


Recomenda-se cores mais escuras para quem tem criança ou animal em casa, já que manchas e sujeiras não aparecem tanto. A dica vale também para os desastrados ou para aquela galera que adora comer todo tipo de alimento no sofá;



4. Tamanho

Esse item não tem nem o que comentar, já que não adianta nada observar todos os pontos acima se chegar na hora de levá-lo para casa e o sofá não caber na sala. Tire medidas de comprimento, largura e até de altura, se possível, para não errar na escolha. Especialmente se o seu apartamento for pequeno. Aliás, não deixe de conferir essas dicas para decoração em ambientes pequenos;


5. Jogo de sofás


Existem sofás que possuem duas, três ou até mais peças. Se for escolher o com 3, por exemplo, veja se cabem na sua sala antes. Caso não caibam, você não precisa desistir da compra, pois poderá realocar um módulo menor para o seu quarto, por exemplo. Então, na hora de escolher a cor, veja se o jogo de sofás combina tanto com a sala quanto com o quarto onde o que sobrou ficará;


Uma opção bem bacana é combinar poltronas, pufes, cadeiras ou até bancos com o sofá. Caso a sala de jantar e a sala de estar sejam integradas, tente combinar as cadeiras da mesa com o jogo de sofás. Lembrando que se houver um tapete é indicado que ele desenvolva um contraste com a cor do estofado de modo a destacar ambos (se um for escuro o outro deve ser claro e vice-versa).


Não se esqueça de comentar se gostou das nossas dicas ou deixar uma sugestão. Sua contribuição será bem-vinda!

Fonte imagens: PINTEREST.

Guest post escrito por Matheus Bertoluci
19 coment�rios via Blogger
coment�rios via Facebook

19 comentários:

  1. Nossa em casa estamos precisando urgente trocar o sofá, e quando finalmente der certo vou lembrar desse post.Adorei!!
    Bjao :*
    http://festadasunhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ameei suas dicas, aqui em casa precisamos comprar mais um, pois os que tem não esta dando conta das pessoas haha..não tivemos tanta sabedoria neste quesito kkk parabéns e obrigada.Um beijo 💙💙

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é só com vc não, parece que quanto mais sofá mais pessoas tem para setar.kkk

      Excluir
  3. Oi!
    Eu sempre quis ter aqui casa aquele sofá de canto acho lindo. Adorei as dicas e quando for comprar o sofá novo vou segui-las.
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho JOana ,mas tive que separar as partes porque tem um baixinho aqui que subia para olhar na janela ai já viu né.

      Excluir
  4. Olá
    Em minha opinião tudo o que você falou está certa, tambem acho que conforto depende muito, porque tem sofá que a espuma dura muito pouco tipo o sofá que meu pai comprou em menos de um ano estava com a espuma péssima.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Ótimas dicas de sofás amiga! Todos lindos!As cores cinzas pra mim já é sucesso e se tratando de sofá então! Amei!
    Bjss

    ResponderExcluir
  6. Conforto pra mim vem em primeiro lugar,
    nada mais gostoso do que sentar num sofá
    que deixa a gente com vontade de não levantar.
    Eu tinha um mais perdi, não achei at´hoje um igual
    ótimas suas dicas
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Vanessa eu amei as dicas, dá vontade de ter várias salas com cada um dos sofás rsrs, mas vou te confessar que o sofá que roubou meu coração foi aquela amarelo, amei ele muito lindo!

    Adorei teu post, me fez pensar em comprar um amarelo pra mim ...

    Bjos
    Minda

    ResponderExcluir
  8. Ameei todos os sofás, excelentes dicas. Que postagem mais maravilhosa!
    Beijos

    www.mundoyoung.com.br

    ResponderExcluir
  9. Adorei suas dicas eu vou morar sozinha dentro de pouco tempo como o dinheiro tá em falta eu resolvi fazer meu próprio sofá de pallets espero que dê tudo certo e fique lindo como o da foto.

    Bjos ❤

    www.blogdawanessacosta.com

    ResponderExcluir
  10. Meu sonho é ter um sofá de veludo azul!
    Menina como eu quero há anos.
    Tem aqui um até parecido, mas eu quero o meu com captonê
    Boas dicas

    ResponderExcluir
  11. ótimas dicas! Eu escolhi o meu há anos atrás e usei essas dicas sem saber! Rsss! Escolhi pelo tamanho, o tom, principalmente o tecido.Gostei muito das informações, se todos utilizarem farão uma ótima escolha!!
    Blog Mulher Virtuosa By Vany

    ResponderExcluir
  12. são dicas super valiosas
    quando um dia for comprar um
    vou me lembrar dessas dicas
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Adorei as dicas e as inspirações.
    Estou começando a pensar num sofá novo para minha casa, com certeza vou parar para avaliar estes quesitos!

    ResponderExcluir

A vida é um eco!
Se você não está gostando do que está recebendo, observe o que está emitindo...

Obrigada pela visita deixe seu link para que eu possa retribuir!
Comentários sempre são bem vindos!
Se gostou do post, por favor, clique e compartilhe.

Follow Us @soratemplates