Conheça o significado dos Lirios - Vanessa Freitas

Conheça o significado dos Lirios

Cultivados em solos férteis e ricos, nascem naturalmente nos campos de regiões mais frias e úmidas da Europa, Ásia e também da América do Norte. Na China, o lírio é cultivado há mais de 3 mil anos. Seu nome científico é Lillium sp, da família das Liliaceaes, e também existem espécies conhecidas como lírio-asiático, lírio-japonês, lírio-trombeta e lírio-vistoso.

Lírios e o amor
Cada cor de lírio possui um significado. Lírios brancos simbolizam pureza e inocência, já lírios azuis fazem uma homenagem à beleza e transmitem segurança, e vermelhos representam a esperança pelo amor. Lírios amarelos significam a amizade que deseja se tornar um romance, e aqueles com pétalas cor de laranja representam profundo fascínio e atração. Já espécies diferentes de flores como os lírios silvestres simbolizam o regresso da felicidade, e lírios do bosque representam zelo e amor ardoroso.
Existia também uma crença de que lírios ajudavam a reconciliar os amantes que haviam se separado. Bastaria um simples pedaço do bulbo da flor, que teria o poder de reaproximar o casal.

Mitologia
Na mitologia romana, seguindo o conselho da deusa da justiça Minerva, a deusa Juno amamentou o ainda bebê Hércules, que tinha sido abandonado em um campo aberto por sua mãe Alcmene. O leite derramado do seio de Juno se espalhou pelo céu formando a Via Láctea e pequenas gotas caíram na terra, transformando-se nos primeiros lírios. Alquimistas medievais utilizavam essas flores na fabricação de perfumes e unguentos secretos, utilizados na defumação de recintos, preparando-os para a realização de rituais místicos.

Fé e devoção
Já no século XVII da era cristã, os lírios eram utilizados na decoração de igrejas para homenagear a Virgem Maria, simbolizando virgindade, pureza e santidade. Nesse caso, das flores eram retirados seus estames e pistilos, os órgãos masculinos e femininos dessa espécie, para tornar as flores verdadeiramente “virgens”. Até os dias de hoje, o lírio possui esse simbolismo, e é ainda bastante utilizado em buquês de noivas, na decoração de cerimônias de casamentos e festas religiosas em geral.

O lírio é visto como uma for sagrada, mencionada em livros sagrados como a Bíblia. É célebre o trecho do evangelho de Mateus em que Jesus declama durante o Sermão da Montanha: "Olhai os lírios do campo; eles não trabalham nem tecem; no entanto eu vos digo: mesmo Salomão, em toda sua glória, não se vestiu como um deles".
No candomblé e na umbanda, religiões afro-brasileiras, o lírio é a flor oferecida à divindade feminina Oxum, deusa dos rios, cachoeiras e águas doces. Em terreiros e casas de axé de todo o Brasil o Ponto de Oxum é cantado pelos fiéis que entoam os versos “Eu vi mamãe Oxum na cachoeira/ Sentada na beira do rio/ Colhendo lírios, lírios ê/ Colhendo lírios, lírios á / Colhendo lírios pra enfeitar nosso Congá.” Lírios brancos também são as flores que representam Oxalá, o orixá da criação.



17 comentários via Blogger
comentários via Facebook

17 comentários

  1. Que interessante poder saber do significado dessa flor tão linda! Gostei muito de conhecer !Não sabia que cada cor dele significava algo!

    ResponderExcluir
  2. Sempre achei uma flor tão bonita e por ser católica com um significado tão grande pela passagem na bíblia. Bonito você tirar um tempinho para falar dessas coisas ♥

    ResponderExcluir
  3. Nossa que lindo, já era encantada pelos lirios agora mesmo se transformaram em minhas preferidas ❤❤❤

    ResponderExcluir
  4. Gente dessas eu não sabia, Os lirios são lindo! Adorei saber mais sobre a história... Com certeza esse post é bem informativo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Nossa que interessante. Post muito explicativo e amei saber sobre essa flor tão linda, eu nunca tinha ouvido falar de nenhum desses significados e adore saber. bjos

    ResponderExcluir
  6. Devo confessar que não sou muito fã de flores. Mas, acho os lírios maravilhosos!! Gosto muito de histórias e gostei de saber o principio dessas flores.

    ResponderExcluir
  7. Eu particularmente não sou muito fã de rosas, mais minha mãe ela tem um amor enorme principalmente pelos lírios nunca ela falava mais ou menos o que vc relata no post. Gostei , me fez lembrar dela obrigado.

    ResponderExcluir
  8. É engraçado como coisas que a gente vê todo dia tem significados e a gente nem imagina né?
    Muito bom conhecer mais as culturas e histórias.
    Beijos lindona!!

    ResponderExcluir
  9. Nossa! Diversos significados! Muito interessante e leitura Boa! Gostei demais

    ResponderExcluir
  10. dos significados que você falou, só conhecia o da mitologia, é tão interessante né? uma frôsinha dessas, envolver tantas crenças... hahaha agorinha eu entro numa crise existencial pensando nisso kkk adorei o post, super interessante, amei forte <3

    https://sariandosporai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Nossa lírios foram as primeiras flores que ganhei do meu marido quando começamos a namorar, e acabamos adotando a flor como o simbolo do nosso amor, rsrs.
    Adorei o post, bem explicado.
    Bjs
    www.jaquelinefernandes.com.br

    ResponderExcluir
  12. Lírios são lindos, o significado também!

    Beijos,
    placestyle.com

    ResponderExcluir
  13. Oii, tudo bem?

    Que post incrível e bem diferente, não sabia nenhum dos significados do lírio, sempre bom conhecer coisas e crenças novas. Parabéns pelo post

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Nossa! Não sabia que os lírios podessem significar tanto, mas eles devem ser muito importantes porque ate na bíblia eles foram citados! " E por que andais preocupados quanto ao que vestir? Observai como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. 29Eu, contudo, vos asseguro que nem Salomão, em todo o esplendor de sua glória, vestiu-se como um deles. …
    è também o título de um lindo poema de Érico Veríssimo! Amei seu post! Bjks!

    ResponderExcluir

A vida é um eco!
Se você não está gostando do que está recebendo, observe o que está emitindo...

Obrigada pela visita deixe seu link para que eu possa retribuir!
Comentários sempre são bem vindos!
Se gostou do post, por favor, clique e compartilhe.