Conheça o significado dos Lirios

Postado por:
VANESSA FREITAS
Em: terça-feira, janeiro 31, 2017 | 17 Comments
| 0

Cultivados em solos férteis e ricos, nascem naturalmente nos campos de regiões mais frias e úmidas da Europa, Ásia e também da América do Norte. Na China, o lírio é cultivado há mais de 3 mil anos. Seu nome científico é Lillium sp, da família das Liliaceaes, e também existem espécies conhecidas como lírio-asiático, lírio-japonês, lírio-trombeta e lírio-vistoso.

Lírios e o amor
Cada cor de lírio possui um significado. Lírios brancos simbolizam pureza e inocência, já lírios azuis fazem uma homenagem à beleza e transmitem segurança, e vermelhos representam a esperança pelo amor. Lírios amarelos significam a amizade que deseja se tornar um romance, e aqueles com pétalas cor de laranja representam profundo fascínio e atração. Já espécies diferentes de flores como os lírios silvestres simbolizam o regresso da felicidade, e lírios do bosque representam zelo e amor ardoroso.
Existia também uma crença de que lírios ajudavam a reconciliar os amantes que haviam se separado. Bastaria um simples pedaço do bulbo da flor, que teria o poder de reaproximar o casal.

Mitologia
Na mitologia romana, seguindo o conselho da deusa da justiça Minerva, a deusa Juno amamentou o ainda bebê Hércules, que tinha sido abandonado em um campo aberto por sua mãe Alcmene. O leite derramado do seio de Juno se espalhou pelo céu formando a Via Láctea e pequenas gotas caíram na terra, transformando-se nos primeiros lírios. Alquimistas medievais utilizavam essas flores na fabricação de perfumes e unguentos secretos, utilizados na defumação de recintos, preparando-os para a realização de rituais místicos.

Fé e devoção
Já no século XVII da era cristã, os lírios eram utilizados na decoração de igrejas para homenagear a Virgem Maria, simbolizando virgindade, pureza e santidade. Nesse caso, das flores eram retirados seus estames e pistilos, os órgãos masculinos e femininos dessa espécie, para tornar as flores verdadeiramente “virgens”. Até os dias de hoje, o lírio possui esse simbolismo, e é ainda bastante utilizado em buquês de noivas, na decoração de cerimônias de casamentos e festas religiosas em geral.

O lírio é visto como uma for sagrada, mencionada em livros sagrados como a Bíblia. É célebre o trecho do evangelho de Mateus em que Jesus declama durante o Sermão da Montanha: "Olhai os lírios do campo; eles não trabalham nem tecem; no entanto eu vos digo: mesmo Salomão, em toda sua glória, não se vestiu como um deles".
No candomblé e na umbanda, religiões afro-brasileiras, o lírio é a flor oferecida à divindade feminina Oxum, deusa dos rios, cachoeiras e águas doces. Em terreiros e casas de axé de todo o Brasil o Ponto de Oxum é cantado pelos fiéis que entoam os versos “Eu vi mamãe Oxum na cachoeira/ Sentada na beira do rio/ Colhendo lírios, lírios ê/ Colhendo lírios, lírios á / Colhendo lírios pra enfeitar nosso Congá.” Lírios brancos também são as flores que representam Oxalá, o orixá da criação.



17 comentários :

  1. Que interessante poder saber do significado dessa flor tão linda! Gostei muito de conhecer !Não sabia que cada cor dele significava algo!

    ResponderExcluir
  2. Sempre achei uma flor tão bonita e por ser católica com um significado tão grande pela passagem na bíblia. Bonito você tirar um tempinho para falar dessas coisas ♥

    ResponderExcluir
  3. Nossa que lindo, já era encantada pelos lirios agora mesmo se transformaram em minhas preferidas ❤❤❤

    ResponderExcluir
  4. Gente dessas eu não sabia, Os lirios são lindo! Adorei saber mais sobre a história... Com certeza esse post é bem informativo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Nossa que interessante. Post muito explicativo e amei saber sobre essa flor tão linda, eu nunca tinha ouvido falar de nenhum desses significados e adore saber. bjos

    ResponderExcluir
  6. Devo confessar que não sou muito fã de flores. Mas, acho os lírios maravilhosos!! Gosto muito de histórias e gostei de saber o principio dessas flores.

    ResponderExcluir
  7. Eu particularmente não sou muito fã de rosas, mais minha mãe ela tem um amor enorme principalmente pelos lírios nunca ela falava mais ou menos o que vc relata no post. Gostei , me fez lembrar dela obrigado.

    ResponderExcluir
  8. É engraçado como coisas que a gente vê todo dia tem significados e a gente nem imagina né?
    Muito bom conhecer mais as culturas e histórias.
    Beijos lindona!!

    ResponderExcluir
  9. Nossa! Diversos significados! Muito interessante e leitura Boa! Gostei demais

    ResponderExcluir
  10. dos significados que você falou, só conhecia o da mitologia, é tão interessante né? uma frôsinha dessas, envolver tantas crenças... hahaha agorinha eu entro numa crise existencial pensando nisso kkk adorei o post, super interessante, amei forte <3

    https://sariandosporai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Nossa lírios foram as primeiras flores que ganhei do meu marido quando começamos a namorar, e acabamos adotando a flor como o simbolo do nosso amor, rsrs.
    Adorei o post, bem explicado.
    Bjs
    www.jaquelinefernandes.com.br

    ResponderExcluir
  12. Lírios são lindos, o significado também!

    Beijos,
    placestyle.com

    ResponderExcluir
  13. Oii, tudo bem?

    Que post incrível e bem diferente, não sabia nenhum dos significados do lírio, sempre bom conhecer coisas e crenças novas. Parabéns pelo post

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Nossa! Não sabia que os lírios podessem significar tanto, mas eles devem ser muito importantes porque ate na bíblia eles foram citados! " E por que andais preocupados quanto ao que vestir? Observai como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. 29Eu, contudo, vos asseguro que nem Salomão, em todo o esplendor de sua glória, vestiu-se como um deles. …
    è também o título de um lindo poema de Érico Veríssimo! Amei seu post! Bjks!

    ResponderExcluir

A vida é um eco!
Se você não está gostando do que está recebendo, observe o que está emitindo...

Obrigada pela visita deixe seu link para que eu possa retribuir!
Comentários sempre são bem vindos!
Se gostou do post, por favor, clique e compartilhe.

 

Layout: Minima blogger | Personalizado por: ✿ blog Vanessa Freitas
Copyright © 2014/2017 - É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.